PROJETO DE VIVÊNCIA
ENERGIAS ALTERNATIVAS
Consumo Consciente
ENERGIAS ALTERNATIVAS
Consumo Consciente
RESPONSÁVEL
Prof. Sergilanio Lima Bandeira
Prof. Sergilanio Lima Bandeira
TEMA
Danos ambientais causados pela produção x consumo consciente de energia e energias alternativas.
JUSTIFICATIVA
O aumento da demanda de energia é um processo natural e irreversível baseado no crescimento populacional, na busca da melhoria de qualidade de vida das populações, e na democratização da energia. Por isso, a relação energia-meio ambiente tem sido objeto de muitos estudos e, algumas vezes, é possível estabelecer uma relação causa e efeito entre o uso da energia e os danos ao meio ambiente.
Embora a energia elétrica não seja diretamente um recurso natural, sua produção requer recursos naturais, como a água, o sol, o gás natural, a madeira, o vento, o petróleo, o magma, ondas de marés, biomassa, dentre outras formas.
Embora a energia elétrica não seja diretamente um recurso natural, sua produção requer recursos naturais, como a água, o sol, o gás natural, a madeira, o vento, o petróleo, o magma, ondas de marés, biomassa, dentre outras formas.
A minimização dos problemas ambientais causados pela utilização da energia, tais como, esgotamento dos recursos naturais, chuva ácida, diminuição da camada de ozônio e mudanças climáticas globais, passa pelo uso, em larga escala, de fontes renováveis de energia e pela conscientização do uso racional da energia.
Os meios de comunicação podem difundir medidas de combate ao desperdício de energia e a problemática relacionada a ela, mas somente a escola tem condições de aprofundar a abordagem e ajudar a construir um conhecimento consistente. Apenas na escola a energia pode ser devidamente contextualizada e despertar atitudes duradouras, constituintes de uma nova postura de vida.
Os meios de comunicação podem difundir medidas de combate ao desperdício de energia e a problemática relacionada a ela, mas somente a escola tem condições de aprofundar a abordagem e ajudar a construir um conhecimento consistente. Apenas na escola a energia pode ser devidamente contextualizada e despertar atitudes duradouras, constituintes de uma nova postura de vida.
O presente projeto tem como objetivo apresentar aos alunos do Ensino Médio e toda comunidade escolar informações sobre: fontes de energia renováveis e não-renováveis, danos ambientais provenientes da produção de energia, o uso racional de energia, as formas e as fontes de energia alternativas, contribuindo assim para a conscientização do publico alvo em relação à temática abordada.
ALUNOS ENVOLVIDOS DIRETAMENTE NO PROJETO
Ayrton Souza Tavares
Ana Clara Lima Honorato
Ana Licia Lima Honorato
Bruno Régis Maia Damasceno
Carlos Ruan Formiga
Cláudio David Macedo
Ewerton Normanio Pires da Silva
Francisco Alisson Silva Aquino
Francisco Rafael Pereira da Silva
Hellen Mayara Freitas Silveira
Mayara Silva Costa
Nayara Silva Costa
Wendson Oliveira da Silva
Wevison Bandeira Fonseca
Vitor Roony Rodrigues Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário